COMUNIDADE BAHÁ'Í DE CAMPINAS

Orações em homenagem às vítimas do terremoto no Nepal

Posted · Adicionar Comentário

A Comunidade Bahá’í de Campinas realizou neste domingo 03 de Maio de 2015 sua segunda reunião devocional virtual via Skype.

A primeira oração do dia foi um ensinamento de ‘Abdu’l-Bahá que nós lembra de pedir inspiração e sabedoria ao Todo Poderoso para que a iniciativa desta reunião devocional se desenvolva e seja proveitosa para todos:

Ó Tu Senhor do Reino!

Apesar de nossos corpos estarem aqui reunidos, contudo, nossos corações, cheios de encantamento, são arrebatados por Teu amor, e somos transportados pelos raios de Tua face radiante. Apesar de fracos, aguardamos as revelações de Tua força e Teu poder. Apesar de pobres, sem bens nem posses, buscamos riquezas nos tesouros de Teu Reino. Apesar de sermos gotas, sorvemos de Tuas profundezas oceânicas. Apesar de sermos mariposas, cintilamos na glória de Teu Sol esplendoroso.

Ó Tu, nosso Provedor!

Faze descer até nós Tua ajuda, para que cada um aqui reunido possa ser como vela acesa, cada qual um centro de atração, um convocador para Teus reinos celestiais, até que finalmente façamos desse mundo inferior o reflexo de Teu Paraíso.

ABDUL’BAHÁ

Escolhemos em seguida uma oração do tema de “Provações e Dificuldades” em homenagem às vítimas do terremoto no Nepal, que ocorreu no início desta semana. O terremoto matou milhares de pessoas e deixou vários corações atormentados pela perda de seus queridos, alguns talvez com um sentimento de abandono e de vazio. Nossos irmão e irmãs do Nepal precisarão de uma fé fortalecida e inabalável para superar este momento difícil, e esperamos que nossas orações os ajudem nesta terrível provação:

Ó meu Senhor! Tu sabes que o gênero humano está cercado de pesares e calamidades, de aflições e desgostos. Toda provação ataca o homem e toda adversidade temível o assalta, como se fosse a investida de uma serpente. Não há abrigo ou asilo para ele salvo sob as asas de Tua proteção e custódia, Teu cuidado e amparo.

Ó Tu, o Misericordioso! Ó meu Senhor! Seja Tua proteção, minha armadura; Tua preservação, meu escudo; minha humildade ante a porta da Tua unidade, o que me guarda; e Teu cuidado e defesa, minha fortaleza e morada. Preserva-me das sugestões do ego e do desejo, e guarda-me de toda moléstia, provação, dificuldade e sofrimento.

Em verdade, Tu és Quem protege, guarda e preserva; o Suficiente; e em verdade, és o Mais Misericordioso dos Misericordiosos.

– ‘ABDU’L-BAHÁ

Continuamos nossa homenagem às vítimas do terremoto com esta oração do tema de “Firmeza e Constância”:

Glorificado seja Teu Nome, ó Senhor meu Deus!

Suplico-te – por Teu poder que envolveu todas as coisas criadas, Tua soberania que transcendeu a criação inteira, Teu Verbo que estava oculto em Tua sabedoria e através do qual criaste Teu céu e Tua terra – ajuda-nos a sermos constantes em nosso amor por Ti e em nossa obediência à Tua Vontade, e também a fitarmos a Tua Face e celebrarmos Tua glória. Que tenhamos o poder então, ó meu Deus, de difundir Teus sinais entre Tuas criaturas e proteger Tua Fé em Teu domínio. Desde sempre existes, acima da menção de qualquer de Tuas criaturas, e o que tens sido, continuarás a ser para todo o sempre.

Depus em Ti minha inteira confiança e a Ti voltei minha face; à corda do Teu amoroso cuidado tenho-me seguro, apressando-me à sombra da Tua misericórdia. Não me expulses, frustrado, de Tua porta,- ó meu Deus, nem me negues Tua graça, pois só a Ti eu busco. Nenhum outro Deus há senão Tu, a Eterna Clemência, o Mais Generoso.

Louvor a Ti, ó Tu que és o Bem-Amado dos que Te conheceram!

– BAHÁ’U’LLÁH

Lembramos também de nossos queridos tutores e professores do instituto Ruhí, que enfrentam atualmente vários desafios na tentativa de levar a educação espiritual baseada noa ensinamentos Bahá’ís para as crianças do conjunto habitacional Bandeirantes, no bairro Chácara Cneo, Campinas:

Ó Deus, Meu Deus!

Tu me vês enamorado e atraído por Teu reino glorioso, aceso com o fogo de Teu amor entre a humanidade, um arauto de Teu reino nestes países vastos e espaçosos, desprendido de tudo exceto de Ti, confiando em Ti, tendo abandonado repouso e conforto. Tu me vês longe de minha terra natal a percorrer regiões, um estranho prostrado e humilde ante Teu excelso limiar, submisso diante do céu de Tua glória onipotente, suplicando-Te na calada da noite e ao crepúsculo, invocando-Te e pedindo, pela manhã e à tarde, que generosamente me ajudes a servir à Tua Causa, a difundir Teus ensinamentos e a enaltecer Tua Palavra no Oriente e no Ocidente.

Ó Senhor!

Fortalece-me e capacita-me a Te servir com o máximo empenho e não me abandones a mim mesmo, solitário e desamparado nessas regiões.

Ó Senhor!

Concede-me comunhão contigo na minha solidão e sê meu companheiro nessas terras estranhas.

Em verdade, és o Sustentáculo de quem Tu escolheres naquilo que desejares e, verdadeiramente, és o Todo-Poderoso, o Onipotente.

– ‘ABDU’L-BAHÁ

Nossa pequena Tayla, 5 anos, encerrou esta segunda reunião devocional com uma das mais simples, porém talvez mais bonita, das palavras ocultas:

Ó AMIGO!

No jardim de teu coração, nada plantes salvo a rosa do amor e não te desprendas do rouxinol do afeto e do desejo. Estima a companhia dos justos e evita toda associação com os ímpios.

– BAHÁ’U’LLÁH

Nossa próxima reunião devocional está prevista para o dia 17 de Maio de 2015, e será dessa vez organizada via Google Hangouts para permitir que a sessão seja gravada e publicada no YouTube. Não percam!

EVENTOS EM DESTAQUE ESTE MÊS

COMPARTILHE ISSO

 

NOTÍCIAS RECENTES