COMUNIDADE BAHÁ'Í DE CAMPINAS

A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos

Posted · Adicionar Comentário

Em tempos de grande distúrbio mundial, com atentados e guerras baseados em intolerância religiosa aparecendo diariamente nas notícias da TV e da Internet, é muito fácil cair no mais profundo pessimismo quanto ao futuro da raça humana. Porém, na tentativa de lutar contra o sentimento de derrota e de que as coisa nunca vão melhorar, eu descobri alguns tempos atrás os vídeos de Matt Harding. Com suas coregrafias filmadas em mais de 80 países do mundo e com a participação de milhares de perfeitos estranhos, Matt consegue invariavelmente trazer o sorriso em meu rosto cada vez que eu assisto os vídeos que ele publica nas redes sociais. Esses vídeos têm um lado ingênuo mas verdadeiro e poderoso que me lembra certas palavras anunciadas de forma profética mais de cem anos atrás:

“A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos.” – Bahá’u’lláh.

Com os avanços e a democratização da tecnologia, e a abertura das fronteiras, uma pessoa armada apenas com seu coragem e uma câmera, pode viajar pelo mundo, filmar e compartilhar com milhões de pessoas a experiência de uma conexão universal entre os seres humanos. Esta conexão é possível através da música e da dança, mas também porque temos uma misteriosa pré-disposição natural para apreciar e compartilhar experiências humanas.

Somos diferentes sim: temos aparências, culturas, histórias e religiões totalmente diferentes. Porém, Bahá’u’lláh nos ensina que devemos celebrar essas diferenças e pregar a unidade na diversidade. Por isso, qualquer que seja sua origem étnica ou social, e por mais pessimista ou desacreditado que seja, eu duvido que o vídeo em destaque não consiga lhe trazer um grande sorriso no rosto e ascender uma faísca de esperança em seu coração.

Compartilhe este artigo se você também acredita que o estabelecimento da paz universal do “Reino de Deus” não está tão distante e que ele depende apenas de nossas atitudes e ações.

EVENTOS EM DESTAQUE ESTE MÊS

COMPARTILHE ISSO

 

NOTÍCIAS RECENTES