COMUNIDADE BAHÁ'Í DE CAMPINAS

Peregrinação à Terra Santa

Posted · Adicionar Comentário

Conforme anunciado pela assembleia espiritual nacional Bahá’í no ano passado, o primeiro grupo de Brasileiros convidados a fazer a peregrinação à terra santa em 2015 já se encontra em Haifa. Brenda e Eunice, as duas Bahá’ís que representam nossa comunidade de Campinas nesta viajem, já compartilharam algumas imagens das primeiras horas na Terra Santa que você pode descobrir no vídeo em destaque.

A experiência única da peregrinação foi muito bem descrita em um artigo publicado na Bahá’í Brasil Nº 34 (página 8).  Alguns trechos deste artigo relatados a seguir podem ajudar a entender um pouco a importância de viver esta experiência para aqueles que ainda não tiveram esta oportunidade.

Brasileiros desfrutam de uma experiência transformadora nos lugares sagrados Bahá’ís em Israel

Conhecer os lugares sagrados da Fé Bahá’í por meio da peregrinação à Terra Santa é uma experiência física e espiritual transformadora.

“Os lugares sagrados são, sem dúvida, centros de efusão da graça Divina, já que ao entrar nos luminosos lugares relacionados com a memória dos mártires e almas santas, e ao reverenciá-los, tanto física como espiritualmente, nosso coração se comove enormemente” Abdu’l-Bahá, em “Visita aos Lugares Sagrados Bahá’ís”

Os brasileiros que fazem a peregrinação voltam para casa com sua energia espiritual renovada. Em busca desta experiência, dois grupos de brasileiros tiveram a oportunidade de realizar a peregrinação ao Centro Mundial Bahá’í em maio de 2012. Por fortalecerem sua ligação com as Figuras Centrais da Fé e com o centro espiritual da Fé Bahá’í, os peregrinos dedicam-se com um entusiasmo e senso de responsabilidade ainda maiores às atividades centrais de suas comunidades. Vários peregrinos relatam que, ao retornar à sua comunidade de origem, sentem-se imbuídos de atuar cada vez mais como agentes de transformação.

“A peregrinação deve produzir efeito em cada aspecto de nossas vidas. Não é à toa que todo servo, após declarar seu amor por Bahá’u’lláh, anseia conhecer a terra mais sagrada, tocada pelos passos da Glória de Deus, abençoada pela presença de Sua luz e majestade. Esse encontro ímpar foi causa de frescor e deleite para a minha alma” – Djamile Carreiro, de Vitória (ES).

A partir de outubro [2012], novos grupos nacionais de peregrinação poderão se beneficiar do apoio do Desk Nacional de Peregrinação, criado em 2010 para auxiliar bahá’ís do Brasil e seus familiares a visitarem a Terra Santa. Bahá’ís e seus familiares diretos que não tenham realizado peregrinação nos últimos cinco anos e nem apresentem restrições administrativas são elegíveis para fazer parte dos grupos nacionais.

“A vontade de melhorar o mundo cresce pela própria conscientização de que natureza humana é espiritual e que todos somos responsáveis pela construção de um mundo que reflita os valores morais e princípios espirituais mais elevados. Os novos grupos são formados quando há ao menos 20 pessoas interessadas em realizar a peregrinação em um mesmo período. Para facilitar o planejamento e auxiliar os peregrinos durante toda a viagem, é preciso que cada grupo nacional escolha uma pessoa que lidere o processo, servindo como interlocutor com o Desk Nacional. É preciso também que haja uma pessoa responsável por fazer a tradução de todo o programa para o português, garantindo que todos os participantes possam aproveitar ao máximo essa experiência única” – Hosseyn Shayani, do Desk Nacional de Peregrinação.

Para mais informações, escreva para o Desk de Peregrinação: desk_peregrinacao_brasil@bahai.org.br.

EVENTOS EM DESTAQUE ESTE MÊS

COMPARTILHE ISSO

 

NOTÍCIAS RECENTES